sábado, 4 de junho de 2011

UTRS EM INHAPIM RECEBE VISITA DE CATEQUISTAS

O Padre Eldécio Luiz, em uma demonstração de cidadania, vem integrando o seu trabalho pastoral à  educação ambiental de crianças, jovens e adultos. Sábado dia 04 de junho realizou mais uma de suas visita a UTRS – Unidade de tratamento de Resíduos Sólidos  do município de Inhapim, levando os catequistas e seus alunos em um total aproximado de 150 pessoas, onde foram  acompanhado de César Torres,  Secretário da Prefeitura de Inhapim, especialista em meio ambiente, onde os  presentes tiveram a oportunidade de conhecerem o destino  do  nosso lixo depois  da coleta em nossas casas.
 Os visitantes passaram primeiramente pelo depósito do lixo bruto, em seguida  pela triagem, e puderam ver  a equipe de funcionários realizarem a separação de cada item em seu recipiente específico. Oportunidade em que os visitantes puderam ver e sentirem a importância de todos em iniciar a separação do lixo em suas residências, ou seja, lixo seco e lixo molhado, bem como evitar o consumo sem controle, para diminuir o volume do lixo. Outro fato importante na triagem foi mostrar os  graves problemas, em misturar  lixo contaminantes como: agulhas, seringas, remédios vencidos, vidros quebrado, pilhas e baterias no lixo doméstico. Foi orientado a todos para enviar esses lixos para a Secretaria de Obras que mantêm um Eco Ponto para receber lixo contaminante, e eletrônico. Em seguida visitaram os depósitos do lixo recicláveis já acondicionados em sacolas plásticas, prontos para serem levados para reciclagem.
Por último, foi mostrado a compostagem do lixo orgânico, e como é feito o aterro do lixo que não possui nenhuma utilidade, e a vala especial para enterrar animais domésticos ou carcaças de animais que acompanham o lixo doméstico.
Encerrando a visita o Padre Eldécio, em círculo com todos de mãos dadas, fez orações pedindo a Deus para resguardar todos os profissionais e os visitantes, como forma de dar a todos discernimento e facilidade de assumirem esse fundamental papel de médicos do planeta.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário