quarta-feira, 11 de maio de 2011

Investimento em cursos de capacitação gera novas fontes de renda familiar.

Com sua economia baseada na agropecuária, Inhapim, na atualidade, vem sendo contemplada com investimentos voltados para a área rural. O avanço é notório, atraindo elogios das comunidades estabelecidas no campo – algo que não se via há anos no município. Desta forma, a administração 2009-2012 tem agregado valores aos produtos e melhorado a renda das famílias.

Recentemente, cumprindo mais uma de suas propostas de governo, o prefeito Grimaldo Bicalho (PMDB), através da Secretaria Municipal de Agricultura, conseguiu a aprovação de catorze cursos de capacitação de mão-de-obra em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O número de cursos obtidos através da parceria Prefeitura Municipal de Inhapim e SENAR atende quase a totalidade dos dezoito cursos que foram solicitados – uma prova do entrosamento da administração municipal com as instâncias superiores de governo.

O objetivo, segundo o prefeito, é melhorar o desempenho dos agropecuaristas em suas atividades, aumentando a eficiência na lida diária, e também oferecer alternativas de renda para as famílias das comunidades rurais do município. Com isso, a administração melhora a qualidade de vida dos ruralistas e propicia condições de evitar o êxodo rural.

“Nossa meta é contribuir permanentemente com os agricultores e pecuaristas, de forma que eles desenvolvam suas atividades de maneira mais profissional e, assim, formem uma frente de trabalho mais eficiente motivando substancialmente a economia da nossa cidade, com mão de obra mais preparada e gerando novas fontes de renda familiar”, defende Grimaldo.

 O SENAR é um órgão do Governo Federal, cujo objetivo principal é resgatar a auto-estima e as condições de trabalho do homem do campo com cursos destinados exclusivamente para o meio rural. “Esses cursos de capacitação melhoram a produtividade e fortalece a economia do município; é uma conquista muito importante da administração, que merece reconhecimento“, conclui Urbano Faria de Oliveira, supervisor da Secretaria Municipal de Agricultura.

MESES
CURSO
QUANTIDADE
Maio
Cultivo de fruteiras semi-perene e bananicultura – cultura convencional/embalagem
3
Maio
Operação de roçadora
2
Maio
Pintura de tecidos
1
Junho
Bovinocultura do leite (vaqueiro)
1
Junho
Administração de pequenos produtores em regime de economia familiar
1
Junho
Pintura em tecido
1
Julho
Administração de pequenos produtores em regime de economia familiar
1
Julho
Bovinocultura do leite (vaqueiro)
2
Julho
Pintura em tecidos
1
Agosto
Administração de pequenos produtores em regime de economia familiar
1
Agosto
Operação e manutenção de moto-serra
1
Agosto
Embutidos e defumados
1
Agosto
Pintura em tecidos
1
Agosto
Artesanato em materiais recicláveis
1

Nenhum comentário:

Postar um comentário