terça-feira, 21 de junho de 2011

Esporte: um governo que aposta numa vida mais saudável

As ações que motivam as atividades esportivas em Inhapim contam com apoio incondicional da atual administração. Além de ser um grande amante do futebol, o prefeito Grimaldo Bicalho cobra do Departamento Municipal de Esportes incentivos para outras modalidades. O objetivo sempre é resgatar a cultura de uma vida mais saudável entre a juventude de Inhapim, mas, sobretudo, reduzir as situações que colocam crianças e adolescentes ao risco social.
Segundo o professor de Educação Física, Ailton Mattos – diretor do Programa Segundo Tempo, mantido pela Prefeitura Municipal de Inhapim -, as iniciativas desenvolvidas na área de esportes visam oferecer uma oportunidade de lazer a população, propondo pedagogicamente uma maior e melhor integração de variados segmentos da sociedade.
“Nosso trabalho é focado em formar cidadãos, buscando a inclusão social através de estratégias e ações técnico-didático-pedagógicas voltadas ao equilíbrio dos processos de interação social cooperativa e competitiva de forma consciente e reflexiva”, frisa o professor.
Ainda de acordo com ele, é possível mudar a realidade de uma região pelo esporte, principalmente, baseando-se em ações que reduzam a violência, o avanço das drogas e a desestruturação familiar.
“Temos, hoje, problemas sociais que interferem significativamente na qualidade de vida de nossas crianças, afetando diretamente o desenvolvimento escolar e social, e o esporte é o meio mais viável para o desenvolvimento psicossocial da criança e do adolescente”, defende.
Os programas desenvolvidos pelo Departamento de Esportes envolvem crianças de 6 a 15 anos, que detém aceso facilitado à participação efetiva em atividades desportivas competitivas, promover intercâmbio social, autonomia e solidariedade entre a juventude, trabalhar o aprendizado em grupo, a cooperação e a parceria e incentivar como alternativa de esporte, preenchendo o tempo ocioso e estimulando uma vida mais saudável, com orientações, prevenção de doenças e combate às drogas.
Conforme o diretor do programa, além de proporcionar ao jovem a escolha ideal por condutas sociais adequadas, as ações contribuem de forma substancial para o combate da evasão escolar, reunindo, ao todo, mais de 500 crianças e adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário