A Professora Flávia Manicardi, do Instituto São Rafael, em parceria com a Prefeitura Municipal de Inhapim, preocupados com o desenvolvimento intelectual e profissional das crianças e jovens portadores de necessidades especiais visuais realizou um treinamento com profissionais da Educação da rede pública no município para a capacitação em Braille. O objetivo foi preparar os educadores e permitir aos alunos a assimilação do alfabeto, antes da aptidão mecânica para a escrita com aulas dinâmicas, utilizando artefatos especiais imitem, simulem ou ampliem celas em Braille.
“Após o professor conhecer o aluno, ele deve estimular no mesmo a confiança, pois através dela o processo de ensino-aprendizagem fluirá com mais facilidade. As atividades de coordenação motora têm com objetivo desenvolver confiança, estimular a economia, independência , noção de espaço, movimento corporal, equilíbrio lateralidade, além de desenvolver os sentidos (audição, tato, paladar e olfato)”, explica a secretária municipal de Educação, Leilamar Pires.
É importante ressaltar que durante todo o processo de alfabetização, o educador estimula no aluno a atenção e a concentração, além de desenvolver técnicas de ensino mais eficazes e com resultados mais práticos e rápidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário