quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ensino especial: portadores de necessidades têm uma vida mais produtiva

A alfabetização convencional de crianças portadoras de necessidades especiais é feita através do aprendizado pelo método Braille, que permite que a pessoa deficiente visual possa ler e escrever textos utilizando apenas os dedos, através de um código de seis pontos inventado por Louis Braille. O processo de alfabetização visa, obviamente, o treinamento da leitura com os dedos e a produção manual de textos com emprego de uma prancheta com ranhuras (reglete) sobre a qual se adapta uma régua com orifícios retangulares que servem como guia para que se produzam as seis marcas com uma ponta de aço adaptada para manipulação conhecida como punção.

A Professora Flávia Manicardi, do Instituto São Rafael, em parceria com a Prefeitura Municipal de Inhapim, preocupados com o desenvolvimento intelectual e profissional das crianças e jovens portadores de necessidades especiais visuais realizou um treinamento com profissionais da Educação da rede pública no município para a capacitação em Braille. O objetivo foi preparar os educadores e permitir aos alunos a assimilação do alfabeto, antes da aptidão mecânica para a escrita com aulas dinâmicas, utilizando artefatos especiais imitem, simulem ou ampliem celas em Braille.

“Após o professor conhecer o aluno, ele deve estimular no mesmo a confiança, pois através dela o processo de ensino-aprendizagem fluirá com mais facilidade. As atividades de coordenação motora têm com objetivo desenvolver confiança, estimular a economia, independência , noção de espaço, movimento corporal, equilíbrio lateralidade, além de desenvolver os sentidos (audição, tato, paladar e olfato)”, explica a secretária municipal de Educação, Leilamar Pires.

É importante ressaltar que durante todo o processo de alfabetização, o educador estimula no aluno a atenção e a concentração, além de desenvolver técnicas de ensino mais eficazes e com resultados mais práticos e rápidos.

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