sexta-feira, 24 de junho de 2011

Prevenção social: Cidade mais pacífica

A Prefeitura Municipal de Inhapim mantém parceria efetiva com a Polícia Militar nas ações de conscientização social. Uma das iniciativas que mais conta com apoio é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que, anualmente, desenvolve atividades para prevenir o avanço dos tóxicos entre a juventude. Os parceiros do programa agora se concentram na prevenção contra o Bulling, fenômeno que se propaga entre os jovens há anos nas escolas e que precisa ser contido, já que os casos de violência entre alunos são constantes.
Segundo o sargento Joaquim Paiva, auxiliar de comando da PM de Inhapim, explica que o objetivo principal é conscientizar, prevenir e reduzir o consumo de drogas e violência no ambiente escolar, mediante integração sólida e efetiva entre polícia, escola e família. “O programa ajuda os estudantes a reconhecerem as pressões e as influências diárias que induzem ao consumo de drogas e a prática da violência, e como resistirem às situações de risco”, expõe.

Na opinião do prefeito Grimaldo Bicalho, o Proerd é um importante instrumento de proteção e prevenção social para a valorização da vida. “Ele contribui para o fortalecimento da cultura, da paz e da construção de uma sociedade mais feliz e mais saudável, fator preponderante para a promoção da paz social”, defende ele, mencionando a proposta que fundamenta o desenvolvimento do programa.
A prefeitura foi parceria, por exemplo, para realização da Semana Nacional Anti-drogas (SENAD), que mobilizou diversos segmentos da sociedade e realizou atividades com outros grupos, como o da Terceira idade, Escolinha de Futebol do  “Nanim”, escolas municipais e estaduais, envolvidos na promoção de palestras preventivas anti-drogas, passeatas com faixas educativas sobre o tema e distribuição de panfletos com informações acerca dos malefícios provocados pelas drogas lícitas e ilícitas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário