sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Saúde em Inhapim supera metas com mais investimento e dedicação.

A  saúde no Brasil vem sendo negligenciada ao longo dos anos, transformando a população literalmente em vítimas de um sistema bem elabora e mau executado. Os recursos que deveriam ser aplicados na saúde para atender a demanda, está longe de atingir a sensibilidade dos governantes. Inhapim também sofre com a falta de recursos e a grande demanda, principalmente de média e alta complexidade. Apesar de todas as carências, a Administração Municipal de Inhapim, busca na competência e seriedade, otimizar os recursos, investindo também valores acima dos índices de sua responsabilidade. Esse comportamento vem sendo reconhecido pela SES como um esforço diferenciado de outros municípios, proporcionando assim a superação de metas nos programas estabelecidos como prioridade.
           Os investimentos na saúde em Inhapim tem recebido distinção permanente, foram adquiridos para saúde na atual administração 18 veículo entre motos e carros. Construídos e inaugurado os postos de Saúde de Jerusalém e Itajutiba, foram implantados mais quatro novos PSF, ampliando para dez, para atingir um atendimento 100% da população.

As campanhas especiais estão sendo permanentemente elaboradas e executadas, como: Saúde na praça, campanha de combate a AIDS, campanha do programa IPERDIA para  identificação de portadores de Diabetes e Hipertensão com resultados surpreendentes. Campanha de saúde do homem com exames preventivo de PSA, para identificação de doenças da próstata. Campanha permanente da saúde da mulher com exames de colo de útero e mamografia, sem limites de usuário. A implantação de um centro odontológico com doze consultórios para atendimento para população com hora marcada, estendendo o mesmo atendimento nos distritos de Tabajara, Itajutiba, e Jerusalém.
O centro de fisioterapia possui também um atendimento diário com hora marcada recebendo pacientes encaminhados através dos PSFs, que realiza um atendimento humanizado e diferenciado.
A SMS oferece ainda no Posto de Saúde Central, atendimento diários com especialidades para  atender a demanda, encaminhando para Caratinga os atendimentos que não possuem no município  as especialidades médicas e também para clinicas conveniadas com o município.
A terceira idade também vem recebendo com carinho a especial atenção da SMS, com atividades especiais, acompanhadas por um educador físico além de outras atividades em parceria com a Assistência Social como: Recreação, cursos de culinário, corte e costura, bordados etc.
Os resultados das conquistas na saúde, também é resultado dos constantes cursos de capacitação que estão sendo oferecidos pela administração através da SES para todos os atores da saúde independente de sua função. O funcionário capacitado,  proporciona um atendimento com qualidade e com mais proatividade, superando as dificuldades do sistema que obriga os municípios a buscarem soluções quase que impossíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário