quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

- Jovem Inhapinhense se destaca na seleção de Jovem Embaixador dos EUA


Prefeito Grimaldo Bicalho e Thales Henrique Ribeiro

              Criado em 2002 no Brasil e atualmente replicado em 25 países, o Programa Jovens Embaixadores busca beneficiar alunos brasileiros da rede pública de ensino que são exemplos em suas comunidades em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. Trata-se de uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com os setores públicos e privados de ambos os países. O projeto visa um intercâmbio cultural entre os países, épara uma melhor disseminação da cultura dos dois países.
                A seleção no Brasil foi feita entre 7500 jovens para 45 vagas, em minas somente 3 foram classificados, e o Inhapim teve o privilégio de ter um representante, Thales Henrique Oliveira Ribeiro, é filho de Wander e Noemia Ribeiro, agricultores residentes no Distrito de Alegre, zona rural de Inhapim, e estudante de escola pública. Essa conquista demonstra que o jovem para brilhar, basta ter objetivos definidos e reconhecer que a educação é o cominho mais fácil para o sucesso na vida.
                Segundo Thales, o Jovem Embaixador deverá levar no intercambio todo material possível que retrate a realidade sócia cultural do município e do país. Uma responsabilidade enorme, sabendo que o seu desempenho será o reflexo da nossa cultura, e sabe que também estará trazendo em sua bagagem muito conteúdo para replicar aos jovens de Inhapim, os conhecimentos ali adquiridos.
                Durante o intercâmbio os jovens brasileiros terão inúmeras atividades culturais e a última etapa será uma visita a Casa Branca onde irão se reunir com uma autoridade do governo americano ou até mesmo o presidente Obama.
                Um dos quesitos, além das provas de seleção, é ser jovem estudante de escola pública e carente, e ainda ter em sua vida prestada pelo menos um ano de serviços voluntários, atividade que Thales pratica a mais de dois anos.
O programa financia a viagem, oferecendo passagens e estadia, mas o aluno terá que arcar com os custos  dos documentos, roupas próprias para o inverno rigoroso nessa época do ano nos EUA, e as despesas pessoais. Procurando apoio no município, foi recebido de braços abertos pelo Prefeito Grimaldo Bicalho, que mantêm um programa de sucesso em Inhapim o PROJOVEM, justamente para incentivo aos jovens em atividades educacional e cultural.
                Ainda disse Thales, que se surpreendeu com a receptividade do Prefeito e que agora entende porque o município de Inhapim está tomando novo aspecto, tanto no visual quanto no que diz respeito à educação e cultura. Está muito feliz, pois recebeu o apoio que precisava para complementar o custo da viagem. Esse incentivo me trouxe ainda mais responsabilidades para com o município, terei que trazer o máximo de conhecimento para poder de alguma forma contribuir com a educação e a cultura de nossos conterrâneos. Complementa.
                Segundo o Prefeito Grimaldo Bicalho, a educação vem tendo um tratamento especial em Inhapim, os investimentos superam os limites estabelecidos na lei, e Thales é um exemplo para os jovens e para o poder público de a educação resulta em conquistas. É um  estimulo para continuarmos  investindo cada vez mais na educação, na certeza que os frutos serão colhidos pelos nossos jovens. Disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário