sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Prefeitura de Inhapim investe na saúde da mulher

Parceria com a igreja diminui “tabu” em relação aos exames preventivos
Estudos médicos já comprovaram que a prevenção reduz em até 75% a morte de mulheres por câncer de mama ou de colo do útero. Diagnosticar a doença em seu estágio inicial contribui muito para o tratamento. A mortalidade, portanto, é evitável, uma vez que as ações para seu controle contam com tecnologias que permitem a cura em 100% dos casos diagnosticados precocemente. Diante dessa realidade, a Prefeitura de Inhapim investe maciça e permanentemente em 
 
“O índice de cura é alto quando a pessoa descobre a doença no início, daí a importância de um evento como esse”, ressalta a coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) do Córrego dos Brás, Lidiene de Oliveira Anselmo, referindo-se ao Dia D de Combate ao Câncer e Saúde Mulher, iniciativa da Prefeitura de Inhapim em parceria com a Paróquia de São Sebastião. Ela participa do mutirão que acontece nesta semana no PSF Mário Gomes, região central da cidade, envolvendo dezenas de enfermeiras, técnicas em enfermagem e agentes de saúde para a realização de exames preventivos e mamografia.
    
O foco do evento foi atender o maior número de mulheres com idades acima de 50 anos – faixa etária que concentra grande índice de preconceito em relação aos exames preventivos. Ao todo, foram atendidas centenas de mulheres com idades variadas, sendo realizados, ao todo, mais de trezentos exames, dentre preventivos e liberação de mamografias. A estrutura do PSF Mário Gomes, totalmente reformado e reequipado pela atual administração, “permite atendimentos de alta qualidade, iguais aos realizados na rede particular de saúde, portanto, é confiável e seguro”, completa a enfermeira Lidiene Anselmo.   
De acordo com a coordenadora dos PSF´s de Inhapim, Monalisa de Souza Amaro, é alta a incidência de casos de câncer de colo e de mama no município e a prevenção continua sendo a melhor solução para evitar mortes pela doença. “Estamos com ações intensificadas em todos os PSF´s, principalmente na zona rural, onde ainda existe um grande número de mulheres que tem preconceito ou vergonha de fazer os exames preventivos. A parceria com a igreja católica foi fundamental para “quebrar” esse tabu que ainda existe e orientar a população feminina quanto a importância de se prevenir”, afirma.

Independente do Dia D de Combate ao Câncer e Saúde da Mulher, que acontece mensalmente, conforme planejamento da Secretaria Municipal de Saúde para cumprir as metas estabelecidas pelo governo, a prefeitura disponibiliza atendimentos preventivos diariamente. Para agendar uma consulta basta procurar o PSF mais próximo de sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário