sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Prefeito Grimaldo encerra o ano com grandes realizações.

Ao concluir seu terceiro ano de mandato, o Prefeito Grimaldo Bicalho vê, com satisfação que sua meta de trabalho para o período foi amplamente superado. Quando assumiu encontrou uma máquina administrativa desatualizada, com maquinário insuficiente e quase todo em condição fora do uso. A própria Lei Orgânica do Município (LOM) era um documento antigo, de 1985, antes mesmo da promulgação da Constituição de 88 e não atendia as necessidades de governabilidade com eficiência e de resultados, como acentua. Uma de suas providências foi enviar projeto com nova redação da LOM para apreciação pelo legislativo, o texto foi aprovado.
                Homem prático, aos 57 anos, casado e dois filhos, Grimaldo se diz preparado para os embates diários que enfrenta na direção do município, onde a riqueza maior “é o seu povo”. Os problemas são muitos, e ele conta com a experiência na iniciativa privada para resolvê-los e para isso, a capacitação de sua equipe de auxiliares é contínua. Desde o início do mandato, todos aprenderam o lema que adoto como governante e no dia a dia: “Faça certo da primeira vez”, e o adotam em cada setor, cada secretaria. Isso o levou a receber, no ano de 2011, o prêmio de primeiro lugar em gestão municipal, em Belo Horizonte.

MUITO SERVIÇO

                Com 860 Km2 de extensão territorial, seis distritos e a cidade, dezenas de povoados, o município de Inhapim apresenta uma malha rodoviária de mais de dois mil quilômetros de estradas rurais e vicinais que precisam de manutenção permanente que garanta o escoamento da grande produção agrícola, centrada na cafeicultura. Já fizemos a melhoria e alargamento de todas as principais vias, e este ano já está previsto o cascalhamento dos pontos de retenção em todo município.
                O antigo barracão próprio da prefeitura foi totalmente reestruturado, mudando até o nome, para Central de Manutenção, onde é realizada a manutenção dos veículos, a fabricação de peças de serralheria, recuperação de móveis entre outras atividades. Para realização das obras, boa parte do material empregado é de fabricação própria. Para isso foi montado uma fábrica de pré-moldados equipada com máquinas e equipamentos capazes de produzir blocos, manilhas, e até tubulações para uso diverso em projetos de construção civil.
                E na saúde, a situação melhorou muito, em sua avaliação. São dez postos do Programa Saúde da Família em pleno funcionamento nos distritos e na cidade, atendendo a toda população, para isso equipou as equipes, com carros e motos, além de equipamentos básicos nos postos de saúde.
Mas há problemas que estão sendo discutidos em busca de solução no que se refere a saúde. O hospital São Sebastião de Inhapim como outras instituições do gênero, enfrenta dificuldades para custear seus serviços médico/hospitalares. Em dezembro de 2011, funcionários do hospital procuraram a prefeitura em busca de ajuda para manter seus salários em dia; conseguiram a ajuda proporcionada pelo Prefeito Grimaldo. Este ano a administração assumiu grande parte dos plantões, como forma de resolver o pronto atendimento que são os atendimentos de emergência.
                Em seu entendimento o problema do hospital é de gestão. “No momento em que todos entenderem que a eficiência de gestão é indispensável, o nosso hospital sairá do buraco financeiro em que está”, assegura o prefeito. Neste sentido, tem procurado prefeitos de cidades próximas na tentativa de convencê-los dessa necessidade. Além de Inhapim, os chefes dos executivos de São João do Oriente, Dom Cavate, São Sebastião do Anta, e São Domingos das Dores, (que formam a comarca), estão sendo procurados. Mas, também poderão usar os serviços hospitalares, os municípios, de Engenheiro Caldas, Sobrália e Alvarenga, cujos prefeitos já demonstraram interesse, como revela o Prefeito.
                “Há muito que comemorar, apesar de problemas pontuais” assegura o prefeito, que se prepara para disputar, este ano, a chance de continuar no comando do município. “Há também, muito por fazer e é isso que pretende mostrar à população da minha terra” Conclui.
Publicação Diário de Caratinga - Dezembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário