Etimologia - A origem do nome da cidade vem do pássaro inhapim (Icterus cayanensis) nativo da região. Inhapim é uma palavra do tupi que significa “amanhece” ou “amanhecer”. A ave pertence à família icteridæ e possui como características mais marcantes a plumagem negra com uma destacada faixa amarela na asa direita. O ornitólogo e pesquisador Ronald Rocha afirma que o pássaro foi assim denominado pelos indígenas da região pela sua marca registrada, de cantar em bandos ao nascer do dia.
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Melhoramento da infra-estrutura municipal é a marca do atual governo em Inhapim
A atual administração já concluiu inúmeras obras de pavimentação em Inhapim e anuncia uma programação de mais inaugurações previstas no cronograma de governo. Está em andamento a obra para construção de um trevo de acesso ao município pela saída lateral junto à BR-116, estruturando mais um acesso à região central da cidade. Ainda programado dentro da mesma etapa de serviços implementada pela prefeitura está para ser iniciada a pavimentação da Praça José Elias, localizada no final do trecho da Rua Antônio de Oliveira e Silva e o início da instalação das redes pluviais da Rua Mendes no Bairro São Jorge.
Em fase de conclusão estão a instalação das redes pluviais e esgoto das ruas Onésio Gomes Moreira, Manoel Moreira de Abreu, Joaquim Aniceto Moreira e Joaquim Gomes Moreira e os serviços da rede pluvial e pavimentação nas ruas Projetadas 1A, 1B, II e III, no Bairro Santo Antônio.
A população dessas localidades acompanha com expectativa a realização dessas obras. Na Vila Amado a conclusão da rede pluvial e a pavimentação da Vila Amado, no Bairro Santo Antônio e a conclusão dos serviços de rede pluvial e pavimentação das Ruas A, B e C, no Bairro Bela Vista, atraem elogios dos moradores, que percebem a valorização imobiliária do local e o melhoramento da qualidade de vida, assim como a conclusão da rede esgoto e da pavimentação da Vila Miguel, próximo ao bairro Bela Vista.
O objetivo da prefeitura é estender as obras para todas das localidades do município, abrangendo diferentes regiões, tanto da zona urbana, quanto rural. Alguns exemplos são a conclusão da instalação de redes pluvial e de esgoto e da pavimentação da rua Oscar Rosa de Oliveira, rua das casas populares, rua Boanerges Araújo Neto, Travessa Nicolino, Travessa Maria J. Carmo e Rua José Venâncio Pereira; além da conclusão da pavimentação da Rua Sô Filinho, no Bairro Santo Antônio e a execução da pavimentação da Rua Rita Rosa, no Bairro Esperança.
Ainda programado dentro do cronograma de serviços está a construção de uma praça no trevo lateral da BR-116, ligando o acesso à região central pela Rua Vereador José Viana e outra praça no Bairro Esperança entre as ruas Rita Rosa e Oscar Rosa.
Atual administração em Inhapim melhora o visual urbanístico da cidade.
De acordo com informações checadas junto à planilha de controle de contratos firmados entre Prefeitura Municipal de Inhapim e Companhia Enérgica de Minas Gerais (CEMIG), existem ao total catorze obras dirigidas às melhorias da iluminação pública do município, principalmente focada na zona urbana na atual etapa de serviços, sendo que seis delas já foram concluídas e o restante está em andamento, em vias de conclusão.
Os investimentos autorizados à CEMIG já foram todos pagos pela Prefeitura .Com previsão de execução das obras para até o final deste semestre. Na rua B, no bairro Duval, os serviços abrangeram a instalação de poste com rede de baixa tensão, condutor de alumínio isolado, braço de iluminação pública, luminária fechada e lâmpada a vapor de sódio – o contrato foi assinado em outubro do ano passado.
Na rua Manoel Leite, em Barra Alegre, o contrato com a CEMIG permitiu a modificação da rede de distribuição urbana, com instalação de braço de iluminação pública equipado com luminária fechada e lâmpada a vapor de sódio de 100 watts e substituição de braços de iluminação pública equipados com luminária se lâmpadas de mercúrio de 80 watts por luminárias fechadas e lâmpadas de vapor de sódio de 100 watts, elevando assim a qualidade do serviço.
Na Vila Miguel foram investidos recursos na extensão da rede de distribuição urbana, com instalação de postes equipados com braços modernos de iluminação pública com luminárias fechadas e lâmpadas de sódio de 70 watts, assim como na extensão da rede de distribuição da rua Presidente Tancredo Neves, no bairro Santo Antônio, com instalação de dez vãos de rede baixa de tensão isolada trifásica e instalação de dez braços de iluminação pública com luminária fechada e lâmpadas de vapor de sódio.
A rua Camélia, no bairro das Flores e a avenida Palma Cimini, no Bela Vista, também receberam investimentos que permitiram a extensão da rede de distribuição urbana, compreendendo a instalação de poste de concreto equipado com rede de baixa tensão, condutor de alumínio isolado, braço de iluminação pública, luminária fechada e lâmpada de vapor de sódio de 100 watts.
Agora estão em andamento as seguintes obras:
_ Modificação da rede de distribuição urbana com remoção de poste na rua da Matriz, região central da cidade
_ Instalação de braço de iluminação pública equipado com luminária fechada e lâmpada de vapor de sódio com potência de 100 watts na rua Onésimo Moreira, também no centro
_ Modificação de redes de distribuição de energia com remoção de postes na avenida Palma Cimini, corrigindo uma autorização irregular de instalação ocorrida na administração anterior
_ Extensão da rede de distribuição com instalação de novos postes equipados com rede de baixa tensão, condutor de alumínio e luminárias fechadas com lâmpadas de vapor de sódio na rua Francisco Mendes Sá, bairro São Jorge
_ Instalação de 26 postes equipados com rede de baixa tensão, condutor de alumínio isolados, braço de iluminação pública com luminária fechada e lâmpadas de vapor de sódio no prolongamento da avenida Palma Cimini
_ Instalação de 28 braços de iluminação pública equipados com luminárias fechadas e lâmpadas de vapor de sódio no bairro Residencial São Silvestre
_ Instalação de 900 metros de rede de baixa tensão com braços de iluminação pública e lâmpadas de vapor de sódio, com afixação de 30 postes ligando o último poste após o viaduto da BR-116 até o primeiro poste do bairro Residencial São Silvestre.
quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Time de Inhapim obtém bom desempenho na tradicional Copa Gazetinha no ES
A equipe de jogadores selecionada para representar o município de Inhapim na Copa Gazetinha – tradicional competição de futebol realizada no Espírito Santo que reúne os principais times do País -, obteve bons resultados na edição deste ano. Sob apoio e organização da prefeitura municipal, o time da União Atlética Inhapinhense (U.A.I.) enfrentou algumas das mais importantes equipes de futebol, como o Santa Teresa do Espírito Santo, o Sports – Brasil e o Palmeiras.
Coordenados sob a supervisão técnica de Ernani Magno Corrêa de Lima, o conhecido Naninho Corrêa e auxiliar técnico Rafael Lopes da Cunha, o U.A.I. venceu o time do Sports – Brasil por 4 a 0, empatou com o Palmeiras em 1 a 1 e perdeu para o Santa Teresa por 4 a 0, considerado o time da casa. Os gols da equipe de Inhapim foram marcados pelos jogadores Bruno Lourenço de Souza (2), Thalles Lourenço Lisboa (2) e Carlos Henrique Frade Paixão (1).
Este ano o título da copa ficou com o time sub-14 do Bahia, chegando ao título com uma campanha invicta de 6 vitórias e 1 empate, sem sofrer nenhum gol, com destaques individuais para o goleiro Caio Márcio, que foi o menos vazado e para os atacantes Cristiano e Geovane, que marcaram 5 gols, cada.
A equipe de Inhapim contou com total apoio da atual administração municipal, que custeou as despesas com uniformes, suporte técnico, alimentação, transporte e hospedagem. Para o prefeito Grimaldo Bicalho (PMDB), incentivar o esporte em Inhapim, “mais do que descobrir novos talentos do futebol local, é investir no amanhã das futuras gerações”.
JOGADORES QUE FORMARAM O PLANTEL DO U.A.I.
João Vitor Lopes Rodrigues
Gustavo Cota Barbosa de Lima Santos
Carlos Germano Lemos Andrade
Carlos Henrique Frade Paixão
Matheus El-Huaik de Paula
Bruno Lourenço de Souza
Giovani José Siqueira Fialho
Pathielly de Abreu Costa
Adolfo Brito Júnior
Thalles Lourenço Lisboa
Jhonathan Amorim Silva
Nicolas da Silva Martins
Jair Louzada de Mello Santos
Jordânio Santos Silva
Eduardo Santos Medeiros
Lucas Henrique Lopes da Silva
Leonardo Ribeiro de Freitas
quarta-feira, 18 de janeiro de 2012
População comemora com festa inauguração do Centro Esportivo do Bairro Santo Antônio
O Bairro Santo Antônio em Inhapim agora conta com um espaço para práticas desportivas de primeira linha. A inauguração do Centro Esportivo de Santo Antônio fez parte da agenda de comemorações realizada pela prefeitura no último fim de semana. Com infra-estrutura moderna, que reúne campo gramado com sistema de irrigação, pista de atletismo, área para exercícios físicos, banheiros, vestiários, sala de reuniões e ala administrativa, o centro é uma das principais realizações do prefeito Grimaldo Bicalho (PMDB) em seu compromisso de governo firmado junto à população do bairro, que elogia a iniciativa, destacando a qualidade da obra.
No evento de inauguração aconteceu o tradicional hasteamento de bandeiras, churrascada e partidas de futebol, reunindo equipes juvenis e de veteranos do Bairro Santo Antônio, além das seleções de Inhapim, que disputou com a seleção de São Sebastião do Anta, e de Santo Antônio, que enfrentou a seleção de Ubaporanga. O prefeito Grimaldo, além de prestigiar a festa, também jogou parte do primeiro tempo como capitão da seleção de Inhapim sob os aplausos da torcida. Autoridades, como o deputado federal Mauro Lopes (PMDB), o vereador Jean Siqueira, além de personalidades homenageadas também participaram do evento.
Em seu discurso de inauguração, o prefeito agradeceu ao deputado Mário Assad Júnior, que foi o parlamentar que conseguiu o recurso inicial para a execução da obra do campo, mas que pela má qualidade do serviço e da incompetência no emprego do recurso pela gestão administrativa municipal anterior, o projeto precisou ser todo refeito pelo atual governo.
“Realizamos uma obra à altura do que merece a população do Bairro Santo Antônio. A administração anterior ia fazer um campinho, mas agora o bairro recebe um centro esportivo equipado com uma estrutura moderna; investimos o dobro do valor pretendido pela administração anterior nessa obra e vem mais serviços por aí”, anunciou.
Ainda na ocasião, o prefeito entregou placas de homenagem pelo reconhecimento ao trabalho implementado junto às atividades desportivas em Inhapim às seguintes personalidades –
Amantino Neves Soares, lavrador, filho de Sebastião Alves de Nepomuceno e Joana Aventura Soares, casado com Franscisca Rosa Soares, pai de oito filhos e natural de São Domingos das Dores, antes do município ser desvinculado territorialmente de Inhapim.
Brás Nascimento de Souza, oleiro, filho de José Ribeiro de Souza e Sertólia Jersina de Jesus, casado com Alzira Rosa de Souza, pai de oito filhos, natural de Carangola.
Pacífico Moreira de Carvalho, lavrador, filho João Moreira e Dona Guilhermina, pai de doze filhos, natural de Inhapim – região conhecida como Pau de Folha, próxima ao Bairro Santo Antônio.
Diniz de Souza Padre, lavrador, filho de Nestor Januário e Benvinda Maria de Jesus, casado com Amália Hortência de Souza Lima, natural de Inhapim – região do Córrego dos Januários.
População prestigia inaugurações e se entusiasma com administração em Inhapim
A marca da administração implementada pelo prefeito Grimaldo Bicalho (PMDB) ficará definitivamente gravada na história política do município de Inhapim. O governo inicia o ano de 2012 entregando obras importantes para a sociedade, que recebeu com grande alegria a nova Praça Geraldo Homem de Faria, o Centro Esportivo do Bairro Santo Antônio e a aquisição de novos veículos, dentre automóveis e motocicletas. Uma confraternização com churrascada no Bairro Santo Antônio animou ainda mais o fim de semana.
Foram três dias de festa recheados de inaugurações e a previsão anunciada pelo prefeito é de que mais obras e serviços sejam entregues quinzenalmente. A esperada Ressaca do Reveillon apresentou para o povo inhapinhense a nova praça da matriz, que recebe o nome de um dos maiores ícones religiosos do município, padre Geraldo Homem de Faria. A arquitetura do espaço público, cujo objetivo é oferecer à população um lugar confortável, com banheiros bem estruturados e projetados pela prefeitura para atender ao público de forma digna, atrai elogios generalizados, inclusive de opositores do prefeito, que passaram a admirar a maneira de trabalhar da atual gestão municipal.
Na abertura do evento na praça aconteceu uma homenagem especial com a participação de familiares do padre Geraldo Homem de Faria no descerramento da placa de inauguração. O cunhado do sacerdote Djalma de Oliveira Silva fez o discurso de agradecimento em nome de toda a família, que, emocionada, enalteceu a iniciativa do prefeito em prestar a homenagem à figura religiosa que tanto acompanhou a trajetória espiritual, social e educacional da população de Inhapim.
Ainda na ocasião aconteceu a inauguração do Monumento ao Pássaro Inhapim - ave que empresta seu nome à cidade, com presenças do deputado federal Mauro Lopes (PMDB), do presidente da Câmara Jean Siqueira (PMDB), do vereador Sebastião Barbosa (PMDB) e outras autoridades, como os padres José Marcelino e Eudécio, da Paróquia de São Sebastião, de Inhapim.
Representando os funcionários da prefeitura, o servidor público Adair Salgado falou em seu discurso “da satisfação de toda a equipe em trabalhar em obras tão importantes para o município executadas de forma organizada, planejada e com qualidade, beneficiando toda a população, de forma geral, sem distinção partidária ou de grupos políticos”.
O assessor do prefeito, César Augusto Torres, outro a discursar durante a inauguração, abordou a importância da população em perceber as mudanças na administração pública, valorizando os administradores que realizam obras com seriedade e respeito para com o dinheiro público. “A forma do prefeito Grimaldo pode contrariar interesses particulares, mas visa atender à população de maneira coletiva, diferente do que acontecia no passado, quando as coisas aconteciam apenas para atender um grupinho político. Inhapim precisa de administradores e não de políticos de tapinhas nas costas, e Grimaldo está deixando sua marca justamente por causa disso”, enfatizou.
O prefeito Grimaldo Bicalho encerrou o momento de discursos, ressaltando a importância da figura de padre Geraldo Homem de Faria para a sociedade inhapinhense e falando da sua iniciativa de oferecer à população um espaço público de alto padrão urbanístico. “A nova praça, além dos banheiros, assentos e visual paisagístico projetados de forma a atender com conforto a população que chega à cidade para visitas ou a trabalho, também é um espaço de cultura, já que instalamos um palco permanente que servirá a eventos sociais, artísticos, feiras, festas e atividades de lazer; é um espaço do povo e o monumento ao pássaro Inhapim representa a todos nós um amanhecer permanente de um novo dia, de um progresso constante à cada dia”, finalizou.
Assinar:
Postagens (Atom)