quarta-feira, 13 de abril de 2011

Prefeitura investe em cursos de capacitação.

 Gerando novas fontes de renda familiar.


 
                Com sua economia baseada na agropecuária, Inhapim, na atualidade, vem sendo contemplada com investimentos voltados para a área rural. O avanço é notório, atraindo elogios das comunidades estabelecidas no campo – algo que não se via há anos no município. Desta forma, a administração 2009-2012 tem agregado valores aos produtos e melhorado a renda das famílias.
 Recentemente, cumprindo mais uma de suas propostas de governo, o prefeito Grimaldo Bicalho (PMDB), através da Secretaria Municipal de Agricultura, conseguiu a aprovação de catorze cursos de capacitação de mão-de-obra em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O número de cursos obtidos através da parceria Prefeitura Municipal de Inhapim e SENAR atende quase a totalidade dos dezoito cursos que foram solicitados – uma prova do entrosamento da administração municipal com as instâncias superiores de governo.
O objetivo, segundo o prefeito, é melhorar o desempenho do homem de campo em suas atividades, aumentando a eficiência na lida diária, e também oferecer alternativas de renda para as famílias das comunidades rurais do município. Com isso, a administração melhora a qualidade de vida do homem do campo e propicia condições de evitar o êxodo rural.
“Nossa meta é contribuir permanentemente com os agricultores e pecuaristas, de forma que eles desenvolvam suas atividades de maneira mais profissional e, assim, formem uma frente de trabalho mais eficiente motivando substancialmente a economia da nossa cidade, com mão de obra mais preparada e gerando novas fontes de renda familiar”, defende Grimaldo.
 O SENAR é um órgão do Governo Federal, cujo objetivo principal é resgatar a auto-estima e as condições de trabalho do homem do campo com cursos destinados exclusivamente para o meio rural. “Esses cursos de capacitação melhoram a produtividade e fortalece a economia do município; é uma conquista muito importante da administração, que merece reconhecimento“, conclui Urbano Faria de Oliveira, supervisor da Secretaria Municipal de Agricultura.

CURSOS CONSEGUIDOS PELA ADMINISTRAÇÃO 2009-2012

MESES
CURSO
QUANTIDADE
Maio
Cultivo de fruteiras semi-perene e bananicultura – cultura convencional/embalagem
3
Maio
Operação de roçadora
2
Maio
Pintura de tecidos
1
Junho
Bovinocultura do leite (vaqueiro)
1
Junho
Administração de pequenos produtores em regime de economia familiar
1
Junho
Pintura em tecido
1
Julho
Administração de pequenos produtores em regime de economia familiar
1
Julho
Bovinocultura do leite (vaqueiro)
2
Julho
Pintura em tecidos
1
Agosto
Administração de pequenos produtores em regime de economia familiar
1
Agosto
Operação e manutenção de moto-serra
1
Agosto
Embutidos e defumados
1
Agosto
Pintura em tecidos
1
Agosto
Artesanato em materiais recicláveis
1


Nenhum comentário:

Postar um comentário