Desde que assumiu o governo municipal, o prefeito de Inhapim, Grimaldo Bicalho (PMDB), mantém a preocupação de tornar os serviços públicos mais ágeis e eficientes – fato que, inclusive, lhe rendeu prêmio de primeiro lugar pela prestação de boas práticas de gestão, segundo avaliação da União Brasileira para a Qualidade (UBQ), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), que agrega mais de quinhentos municípios associados. Dentro desse contexto de eficiência de serviços, um dos quesitos da administração foi implementar a informatização em todos os setores da prefeitura.
Segundo o assessor Luciano Batista Furtado – responsável pelo Suporte em Informática da PMI -, existem, na atualidade, mais de cem computadores em operação, atendendo a demanda da prefeitura. Os equipamentos são para uso dos funcionários no atendimento à população, arquivamento de dados e planejamento de ações, estando distribuídos entre o gabinete (sede da prefeitura) e Departamentos Municipais de Educação, de Saúde, Obras, Agricultura, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro Odontológico Municipal, Farmácia Municipal, Estação Digital, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Apoio ao Cidadão (CAC), Defensoria Pública, Guarda Mirim, Conselho Tutelar, etc., além dos pontos estabelecidos nos distritos e comunidades rurais.
Recentemente, ainda de acordo com o assessor, a administração implementou a instalação de computadores nas escolas municipais, que receberam cinco equipamentos cada. Em Inhapim, existem 33 escolas municipais e a informatização já chegou em 100% delas, principalmente nos distritos e comunidades rurais.
“Todas as unidades escolares, inclusive as anexas (vinculadas) possuem computadores e impressoras para uso dos profissionais da educação nas tarefas diárias”, afirma o assessor.
Na área de saúde, a informatização tornou mais ágil o cadastramento via Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisa de informações, que norteiam as ações preventivas e de monitoramento.
Na opinião do prefeito, a importância da informatização de serviços está “no aumento da resolutividade da demanda de tarefas e no melhor planejamento de ações a partir da organização de dados, que se tornam disponíveis de maneira mais prática e concentrada nos respectivos departamentos”, frisa Grimaldo.
Apenas na sede-gabinete, existem 35 computadores em uso contínuo, com acesso à Internet por banda larga.
O serviço de manutenção permanente é outro fator positivo que permite o funcionamento integral dos computadores, alcançando desempenho máximo ininterruptamente. Questionado sobre os serviços de manutenção mais comuns que surgem no desempenho de sua função, o assessor revela que, “devido a quantidade de informações anexadas nos equipamentos, a manutenção do sistema é um dos defeitos mais solicitados, seguido de aumento de memória e troca de fontes de energia”, aponta Luciano.
A manutenção dos equipamentos de informática está concentrada na Sala de Manutenção Climatizada, anexa à prefeitura, onde são efetuados os reparos e substituição de assessórios de uso freqüente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário