sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Educação a Distância (EAD), uma nova realidade brasileira.

César Torres


          A  Educação no Brasil tomou outra dinâmica, com o avanço das tecnologias nas últimas décadas tem possibilitado muitas transformações em nosso dia-a-dia, permitindo interfaces com várias áreas do conhecimento. O ensino a distância tomou uma dimensão importante para toda população, é hoje uma ferramenta eficaz na divulgação do conhecimento e na democratização do ensino, veio proporcionar um ensino mais abrangente, para que mais pessoas tenham acesso à escolarização.

Esse novo modelo de educação veio dar possibilidade de muitas barreiras intransponíveis serem vencidas, como: o custo, a flexibilização do horário de estudos, e a distância, normalmente um grande empecilho para a maioria dos alunos que trabalham.
A Educação a Distância (EAD) está sendo difundida em muitas universidades, assim como as tecnologias para o seu desenvolvimento estão em constante aprimoramento, em virtude dessa nova realidade, as mudanças nos modelos de ensino-aprendizagem e no papel do professor e do aluno são inevitáveis. Isto implica em uma mudança no modo de estudar, aprender e interagir.
O aluno deixa de ser um mero receptor dos conteúdos e, ao invés de ficar isolado, participa, colabora e interage com as atividades escolares através das mais diversas estratégias de comunicação que os ambientes virtuais de ensino-aprendizagem oferecem.

A figura do professor tradicional desaparece, e em seu lugar surge a  do prospector, que passa a ensinar o aluno, a aprender, exigindo disciplina e um maior comprometimento. Pesquisas mostram que o Ensino a Distância (EAD) em muitas faculdades estão tendo um desempenho superior aos cursos presenciais.

O MEC reconhecendo a importância dessa nova ferramenta buscou elaborar normas que pudessem dar às faculdades mais conceituadas, o reconhecimento dos cursos oferecidos. Diante dessa realidade, a DOCTUM em parceria com a UNIUBE, oferece inúmeros cursos EAD com aulas presenciais em Caratinga. Os cursos de graduação são: Administração / Pedagogia / Ciências Biológicas / Letras Português-Espanhol / História Online – E agora com cursos Tecnólogos em dois anos, com valor idêntico aos cursos superiores, reconhecidos pelo MEC, com  possibilitando do estudante dar prosseguimento à sua carreira, com cursos de Pós-Graduação e MBA.
A DOCTUM estará realizando vestibular para os referidos cursos no dia 06/11/2011. Maiores informações, na Secretaria Municipal de Educação de Inhapim- (33) 3315.2310 – Em Caratinga (33) 3322-6236 / 6237. Faça já a sua inscrição.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

SENAC capacita jovens Inhapinhenses.


O SENAC comunica aos interessados que a terceira turma do curso de “ Auxiliar de Administração e Cuidador de Idosos”  terão início no dia 07 de novembro e as inscrições estarão abertas até dia 14 de outubro na Secretaria Municipal de Educação. Lembrando quem já fez inscrições, e ficou como excedente, é só procurar a Secretaria Municipal de Educação para reafirmar sua matrícula, uma vez que, muitas das pré-inscrições estão sem dados de contato. As vagas são limitadas e somente em 2012 serão abertas inscrições para novos cursos.
As aulas estão acontecendo na Escola Técnica, situada na Praça Alaíde Quintela, 15 (ao lado do futuro Centro Administrativo de Inhapim). Serão 54 dias letivos no horário de 19:00hs às 22:00. As inscrições permanecerão abertas até o próximo dia 14, e os cursos são totalmente gratuitos, incluindo material didático (apostilas). Mais informações pelo telefone (033) 3315-2310 (Secretaria Municipal de Educação).