quarta-feira, 11 de maio de 2011

Investimento em cursos de capacitação gera novas fontes de renda familiar.

Com sua economia baseada na agropecuária, Inhapim, na atualidade, vem sendo contemplada com investimentos voltados para a área rural. O avanço é notório, atraindo elogios das comunidades estabelecidas no campo – algo que não se via há anos no município. Desta forma, a administração 2009-2012 tem agregado valores aos produtos e melhorado a renda das famílias.

Recentemente, cumprindo mais uma de suas propostas de governo, o prefeito Grimaldo Bicalho (PMDB), através da Secretaria Municipal de Agricultura, conseguiu a aprovação de catorze cursos de capacitação de mão-de-obra em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). O número de cursos obtidos através da parceria Prefeitura Municipal de Inhapim e SENAR atende quase a totalidade dos dezoito cursos que foram solicitados – uma prova do entrosamento da administração municipal com as instâncias superiores de governo.

O objetivo, segundo o prefeito, é melhorar o desempenho dos agropecuaristas em suas atividades, aumentando a eficiência na lida diária, e também oferecer alternativas de renda para as famílias das comunidades rurais do município. Com isso, a administração melhora a qualidade de vida dos ruralistas e propicia condições de evitar o êxodo rural.

“Nossa meta é contribuir permanentemente com os agricultores e pecuaristas, de forma que eles desenvolvam suas atividades de maneira mais profissional e, assim, formem uma frente de trabalho mais eficiente motivando substancialmente a economia da nossa cidade, com mão de obra mais preparada e gerando novas fontes de renda familiar”, defende Grimaldo.

 O SENAR é um órgão do Governo Federal, cujo objetivo principal é resgatar a auto-estima e as condições de trabalho do homem do campo com cursos destinados exclusivamente para o meio rural. “Esses cursos de capacitação melhoram a produtividade e fortalece a economia do município; é uma conquista muito importante da administração, que merece reconhecimento“, conclui Urbano Faria de Oliveira, supervisor da Secretaria Municipal de Agricultura.

MESES
CURSO
QUANTIDADE
Maio
Cultivo de fruteiras semi-perene e bananicultura – cultura convencional/embalagem
3
Maio
Operação de roçadora
2
Maio
Pintura de tecidos
1
Junho
Bovinocultura do leite (vaqueiro)
1
Junho
Administração de pequenos produtores em regime de economia familiar
1
Junho
Pintura em tecido
1
Julho
Administração de pequenos produtores em regime de economia familiar
1
Julho
Bovinocultura do leite (vaqueiro)
2
Julho
Pintura em tecidos
1
Agosto
Administração de pequenos produtores em regime de economia familiar
1
Agosto
Operação e manutenção de moto-serra
1
Agosto
Embutidos e defumados
1
Agosto
Pintura em tecidos
1
Agosto
Artesanato em materiais recicláveis
1

Investindo em informatização e agilidade de serviços.

Desde que assumiu o governo municipal, o prefeito de Inhapim, Grimaldo Bicalho (PMDB), mantém a preocupação de tornar os serviços públicos mais ágeis e eficientes – fato que, inclusive, lhe rendeu prêmio de primeiro lugar pela prestação de boas práticas de gestão, segundo avaliação da União Brasileira para a Qualidade (UBQ), em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM), que agrega mais de quinhentos municípios associados. Dentro desse contexto de eficiência de serviços, um dos quesitos da administração foi implementar a informatização em todos os setores da prefeitura.

 Segundo o assessor Luciano Batista Furtado – responsável pelo Suporte em Informática da PMI -, existem, na atualidade, mais de cem computadores em operação, atendendo a demanda da prefeitura. Os equipamentos são para uso dos funcionários no atendimento à população, arquivamento de dados e planejamento de ações, estando distribuídos entre o gabinete (sede da prefeitura) e Departamentos Municipais de Educação, de Saúde, Obras, Agricultura, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro Odontológico Municipal, Farmácia Municipal, Estação Digital, Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Apoio ao Cidadão (CAC), Defensoria Pública, Guarda Mirim, Conselho Tutelar, etc., além dos pontos estabelecidos nos distritos e comunidades rurais.

Recentemente, ainda de acordo com o assessor, a administração implementou a instalação de computadores nas escolas municipais, que receberam cinco equipamentos cada. Em Inhapim, existem 33 escolas municipais e a informatização já chegou em 100% delas, principalmente nos distritos e comunidades rurais.
“Todas as unidades escolares, inclusive as anexas (vinculadas) possuem computadores e impressoras para uso dos profissionais da educação nas tarefas diárias”, afirma o assessor.

Na área de saúde, a informatização tornou mais ágil o cadastramento via Sistema Único de Saúde (SUS), pesquisa de informações, que norteiam as ações preventivas e de monitoramento. 
Na opinião do prefeito, a importância da informatização de serviços está “no aumento da resolutividade da demanda de tarefas e no melhor planejamento de ações a partir da organização de dados, que se tornam disponíveis de maneira mais prática e concentrada nos respectivos departamentos”, frisa Grimaldo.  
Apenas na sede-gabinete, existem 35 computadores em uso contínuo, com acesso à Internet por banda larga.

O serviço de manutenção permanente é outro fator positivo que permite o funcionamento integral dos computadores, alcançando desempenho máximo ininterruptamente. Questionado sobre os serviços de manutenção mais comuns que surgem no desempenho de sua função, o assessor revela que, “devido a quantidade de informações anexadas nos equipamentos, a manutenção do sistema é um dos defeitos mais solicitados, seguido de aumento de memória e troca de fontes de energia”, aponta Luciano.

A manutenção dos equipamentos de informática está concentrada na Sala de Manutenção Climatizada, anexa à prefeitura, onde são efetuados os reparos e substituição de assessórios de uso freqüente.
Posted: 11/05/2011 by willianeditoria in Notícias e política

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Inhapim – “PRÊMIO DE BOAS PRÁTICAS EM GESTÃO MUNICIPAL” - Caminhos da conquista.

Novos modelos de gestão pública surgem a cada dia. Já podemos observar que algumas prefeituras deixam de ser burocracias convencionais para se transformarem em organizações inovadoras. Os governos vêm se tornando inovadores e empreendedores, embora muitos ainda pensem que apenas os empresários possam ser empreendedores.

O empreendedor é aquele que emprega recursos de novas formas, sempre em busca de maximizar a produtividade e a eficiência, tratando-se, portanto, de um conceito aplicável também ao setor público municipal. Por exemplo, secretários de educação dinâmicos usam recursos de novas formas para aumentar a eficiência das escolas. Qualquer gestor pode canalizar recursos para áreas de maior produtividade e assim obter melhores resultados. Isso é empreender.

O objetivo do Prêmio, ao contemplar os projetos vitoriosos criados no próprio município, é transformar a prática premiada em um mecanismo que promova uma nova cultura que servirá como base de uma gestão pública voltada para resultados, ampliando a consciência de que é possível empreender no âmbito da gestão pública municipal.

·         Da participação.

A candidata deveria entregar ou enviar pelos correios o Formulário de Habilitação devidamente preenchido e as certidões de nada consta para a UBQ – União Brasileira para a Qualidade, entidade que chancela o Prêmio, no endereço Av. do Contorno, 4640, 5º andar, 30110-028, Funcionários, Belo horizonte/MG. O formulário foi avaliado pela Coordenação do Prêmio, que comunicou a nossa  habilitação.

·         Da  habilitação ao prêmio:

- Prefeituras de municípios mineiros que estavam em dia com seus compromissos fiscais comprovados através das seguintes certidões de nada consta: INSS, FGTS, TCEMG (exercício anterior), TCU e SIAFI.

·         Terem infraestrutura condizente com a prática apresentada.

De acordo com o cronograma do Prêmio, o Formulário de Habilitação e as certidões foram enviadas para UBQ até 30 de novembro de 2010, data máxima permitida na época.

·         Inscrição

As candidatas inscritas receberam um vídeo para treinamento em CD contendo todas as orientações sobre como elaborar o Relatório da Prática de Gestão.


Os relatórios da Prática de Gestão deverão ser enviados em 8 (oito)cópias para a UBQ, até o dia 31 de janeiro de 2011


Cada prefeitura poderia concorrer com apenas uma prática de gestão. Inhapim escolheu Educação, considerando a amplitude do tema, onde todos os setores da administração tiveram em algum momento trabalhos realizados em educação.

Restrição

Caso não pudesse atender alguma das exigências pela UBQ, para a condução do processo de avaliação das candidatas, ficaria a ela reservado o direito de limitar o número de inscrições das prefeituras candidatas.


A prefeitura candidata deveria enviar oito cópias do Relatório, via postal, ou entregar diretamente à Coordenação do Prêmio, na UBQ, Av. do Contorno, 4640, 5º andar, Bairro Funcionários, CEP 30110-028, Belo Horizonte/MG, no período de 3 de dezembro de 2010 a 20 de janeiro de 2011.

Todas as informações poderiam ser obtidas diretamente na sede da UBQ, pelo email premioamm@ubq.org.br ou pelo telefone (31) 3274-3200.

 A forma correta de apresentação do Relatório da Prática de Gestão foram fornecida através de CD às candidatas que foram habilitadas.


Os relatórios da Prática de Gestão foram avaliados em duas etapas:

1. Uma equipe de examinadores liderada por um examinador sênior e designada pela Coordenação do Prêmio fará inicialmente uma avaliação individual e depois uma avaliação de consenso para determinar a pontuação obtida pela candidata.

2. Dois examinadores fizeram  visita à prefeitura considerada apta a concorrer, em datas acertadas com antecedência, para verificar “in loco” todas as informações contidas no Relatório e esclarecer possíveis dúvidas. A partir daí, elaboraram um Relatório de Avaliação solicitando alguns  gráficos que foram enviados à Banca de Julgamento que deliberaram as premiadas, e enviando a informação à Coordenação do Prêmio.

As prefeituras se inscreveram de acordo com a renda per capita do município, informada ao TCU – Tribunal de Contas da União, ano de 2009, publicada pela Secretaria do Tesouro Nacional, obedecendo às seguintes faixas de renda:



I - Até R$92,03
II - De R$92,04 a R$1 13,77
III - De R$1 13,78 a R$190,03
IV - Acima de R$190,04

Veja a classificação dos municípios pela receita per capita (2009)

Categorias
Gestão da Educação
Gestão do Desenvolvimento Social
Gestão do Desenvolvimento Urbano / Ambiental


Confira a lista completa dos premiados:
CATEGORIA 1 – Municípios com renda per capita de até R$92,03
GESTÃO DA EDUCAÇÃO – Inhapim

GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – Ouro Fino

CATEGORIA 2 – Municípios com renda per capita de R$92,04 até R$113,77
GESTÃO DA EDUCAÇÃO – Santa Rita do Sapucaí
GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – Miradouro
GESTÃO DESENVOLVIMENTO URBANO/AMBIENTAL – Três Pontas  e São Lourenço (empatados)


CATEGORIA 3 – Municípios com renda per capita de R$113,78 até R$190,03

GESTÃO DA EDUCAÇÃO – Delta
GESTÃO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – Rosário da Limeira
GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO URBANO/AMBIENTAL – Santana do Riacho


CATEGORIA 4 – Municípios com renda per capita acima de R$190,04

GESTÃO DA EDUCAÇÃO – Presidente Kubischek
GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – São Gonçalo do Rio Abaixo
GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO URBANO/AMBIENTAL – Chácara